Aconselhamento Pré-Concepcional para uma gravidez saudável
Quando o casal decide por programar uma gestação, o período que antecede a concepção é crucial para o desenvolvimento de uma gravidez saudável. E, por esta razão, em âmbito global são propostas ações de promoção da saúde e de prevenção de agravos a serem implementadas antes que haja qualquer imprevisto.
Esses cuidados têm como objetivo melhorar o estado de saúde e reduzir comportamentos e fatores que contribuem para maus resultados de saúde materna e infantil.
Conheça os 9 cuidados para uma gravidez saudável:
- a promoção de alimentação e nutrição adequadas,
- a promoção de ambiente seguro,
- a prevenção e o controle de doenças,
- o aconselhamento genético,
- a promoção de saúde mental,
- a identificação de condições precárias de vida e de violência interpessoal,
- a prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas,
- a prevenção de gravidez sucessiva,
- o tratamento da infertilidade.
Apesar dessa importância estudos apontam que a relação entre a realidade é estreita, pois muitas mulheres não planejam a gravidez. Dessa forma, acabam perdendo um tempo importante para orientações nutricionais e medicamentos.
Mulheres que planejam a gravidez são mais propensas a realizar o preparo pré-concepcional.
Do ponto de vista individual, a escolaridade, o estado conjugal e a experiência reprodutiva são também elementos determinantes na realização do período que antecede o pré-natal. Pouco se sabe sobre sua prevalência em países como o Brasil, em que a proporção de gestações planejadas ainda é baixa.
A consulta com o especialista em Obstetrícia é fundamental para que haja um cronograma de orientações exames uso de medicamentos cuidados a serem seguidos. Além de identificar qualquer fator de risco existente entre o casal e determinar condutas necessárias para uma gestação futura saudável.