Um estudo recente realizado pela Universidade de Medicina de Stanford, concluiu que a falta de vitamina D no organismo pode favorecer o desenvolvimento de câncer de mama. Além disso, a falta dessa vitamina pode agravar outros tipos de tumores.
Ainda de acordo com a pesquisa, a vitamina D, no sangue, possui relação direta com um gene chamado ID1. Esse gene é associado ao crescimento de câncer de mama e de tumores.
Grande parte da vitamina D é produzida quando uma forma inativa do nutriente é ativada na sua pele quando exposta ao sol. Dessa forma a produção da vitamina acaba sendo limitada.
Como conseguir a vitamina D?
A melhor forma de se nutrir com uma maior quantidade de vitamina D é através da exposição ao sol. Outro meio para a obtenção dessa vitamina é com a ingestão de suplementos à base dela. Mas não podemos nos esquecer que a exposição solar também traz riscos como o câncer de pele. O melhor é evitar os horários com radiação UV mais intensa e usar filtro solar no rosto todos os dias.
No caso dos suplementos, antes de tomar verifique o seu nível sérico (quantidade de substância no sangue), que pode ser feito com um simples exame de sangue.
Procure um profissional para sanar as dúvidas recorrentes.