Apesar de comum, o inchaço na gravidez merece atenção!. Isso porque, enquanto algumas mulheres sofrem com o problema por terem mais tendência, para outras gestantes indica algo mais sério. Normalmente surge nos pés, tornozelos mãos e dedos. Por isso anéis apertados e sandálias que não fecham direito são os principais sinais que podem ser vistos pelas gestantes. Se o inchaço surge no início da gestação sem motivo aparente, é um sinal de alerta! O especialista deve investigar com cautela, já que pré eclampsia, pressão alta, trombose ou algum outro problema vascular pode estar por trás do problema.
Por outro lado, o edema no fim da gestação, é mais comum e acontece porque o útero comprime as vias abdominais, o que resulta em uma retenção de liquido para os membros inferiores, que acabam inchando. Dias muito quentes tendem a piorar esse inchaço.
Meia elástica, drenagem linfática, atividades físicas (se for indicado), redução do sódio na alimentação e muito liquído são medidas que ajudam a amenizar o inchaço.
Fique atenta às dicas abaixo:
– Não fique de pé por muito tempo. Eleve as pernas periodicamente.
– Se você trabalha sentada, opte por meias elásticas e não se esqueça de levantar e caminhar vez ou outra ao longo do dia.
– Evite usar roupas e sapatos apertados.
– Beba muito liquido
– Se suas mãos incharem, levante e balance ao longo do dia.