4 Cuidados pós-parto que as mulheres devem ter

O pós-parto de uma mulher, ou puerpério, como também pode ser chamado, é o período que requer mais cuidado, tanto em relação ao bebê quanto em relação à própria mãe. É um período marcado por transformações e que pode exigir um pouco mais da mulher. É importante se informar sobre isso, principalmente mães de primeira viagem. No entanto, não se trata de nenhuma fase impossível. Ela somente requer os cuidados certos.

Sendo assim, confira aqui algumas dicas sobre cuidados com o pós-parto.

Cuidados pós-parto que as mulheres devem ter

O período do pós-parto precisa ser levado a sério, porque o corpo da mulher ainda está em recuperação. Se não forem tomados os cuidados certos, isso pode implicar em graves problemas de saúde para ela, e não é isso que você quer, definitivamente.

Portanto, vamos logo ao que interessa! Confira a seguir tudo o que você precisa fazer para se cuidar no puerpério e continuar saudável para curtir a fase inicial da maternidade!

1. Se movimentar

No início, a mulher não deve se movimentar como fazia antes de dar à luz. Na realidade, ela nem deve se levantar sozinha.  Andar é possível, desde que não seja uma longa distância, afinal, os médicos recomendam que a mulher fique em repouso total nos primeiros dias.

Como o parto é um procedimento cirúrgico, a mulher deve ficar deitada e não fazer nenhum tipo de esforço físico. No entanto, recomenda-se que ela se sente, ou mesmo se levante (sempre com ajuda) e dê alguns passos, para que o sangue circule. Permanecer deitada o tempo todo cria riscos de trombose.

2. Fique atenta ao sangramento

Durante vinte dias, ou até um mês, a mulher pode perceber que haverá um sangramento vaginal intenso. Isso é normal, e acontece com toda mulher que deu à luz recentemente.  O uso de absorventes é o mais indicado para conter esse corrimento.

No entanto, se o sangramento exceder a esse período, a mulher deve procurar um médico e explicar sua situação. Sangramentos intensos por um período longo não são uma boa notícia, e isso pode significar que o sangue da mulher não coagulou.

3. Tome bastante água

A ingestão de dois litros de água por dia é recomendada por todos os médicos, mas no período do pós-parto ela é ainda mais importante. É comum que as mulheres sintam uma incontinência urinária nos primeiros dias após o parto, o que é normal. Para que isso se reverta, é necessário ingerir muito líquido.

4. Dores nas mamas

Como as mamas se preparam para a amamentação, é normal que fiquem doloridas. O fato de amamentar o bebê já irá amenizar esse incômodo, mas se por acaso a mulher notar que a dor só está piorando, então deve procurar o médico imediatamente e relatar os sintomas.

A amamentação deve ser um processo normal, e qualquer dor extremamente incômoda é um sinal de que algo não está certo.

Agora você já sabe quais cuidados deve tomar no pós-parto. Aproveite as dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
1
Olá!!
Você está precisando de ajuda?