Exercício físico na gestação

A prática de exercícios físicos é recomendada para todos, inclusive para as gestantes (quando liberado pelo médico), pois os exercícios trazem benefícios para as mamães e para o bebê também.

Com a prática de atividade física os riscos de complicações obstétricas reduzem significativamente, é possível controlar o ganho de peso da mãe, atuando positivamente no psicológico, podendo diminuir a incidência de depressão e estresse.

Exercícios físicos recomendados

Algumas atividades sugeridas são a natação e a hidroginástica, pois ajudam nas forças gravitacionais, evitando assim dores lombares e inchaços.

Outros exercícios posturais como a ioga, o pilates e a RPG (Reeducação Postural Global), também são ótimos para a gestante.

Mas lembre-se é importante sempre consultar um especialista, pois em algumas circunstâncias as atividades são contra indicadas. Como é o caso de cardíacos, gravidez múltipla, feto com crescimento inadequado ou trabalho de parto prematuro.

Uma pesquisa realizada em base de dados médicos Medline – BIREME, comprova que: “O exercício aeróbio durante 35-90 minutos de 3 a 4 vezes por semana durante a gravidez, pode ser realizado de forma segura por mulheres de peso normal com gestações únicas (não gemelares) e não complicadas, pois não está associado ao risco de parto prematuro ou com uma redução na idade média gestacional. O exercício foi associado com uma incidência significativamente maior de parto vaginal e uma incidência significativamente menor de diabetes mellitus gestacional e distúrbios hipertensivos e, portanto, deve ser encorajada e estimulada a todas as gestantes”.

Lembrando sempre que alguns cuidados devem ser tomados ao praticar as atividades físicas:

  • Use roupas frescas;
  • Evite altas temperaturas; e
  • Beba muita água para manter-se hidratada.

Após a chegada do bebê, é quase impossível você se lembrar de cuidar da sua saúde com a correria do dia a dia. Porém quanto antes você voltar a se exercitar, mais fácil será para seu corpo se acostumar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!!
Você está precisando de ajuda?